Segunda, 16 de Maio de 2022
30°

Pancada de chuva

Rolim de Moura - RO

Geral Pará

Superliga Universitária é aberta com oito delegações e 64 equipes, nesta sexta-feira (13)

Competição tem a participação das seis Instituições de Ensino Superior (IES) do Pará, como da Universidade do Estado do Pará (Uepa), UFPA, Ufra, Unifesspa

14/05/2022 às 07h30
Por: Anderson - Estagiário Verguia Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Energia de atletas, entusiasmo juvenil e dezenas de estudantes universitários ávidos por encontros presenciais e práticas esportivas, marcaram o lançamento da Superliga Universitária, nesta sexta-feira (13), na Escola Superior de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), com a participação de oito delegações, com 64 equipes e um público de aproximadamente mil estudantes.

A Superliga tem a participação das seis Instituições de Ensino Superior (IES) do Pará: Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Pará (Ufra), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

As delegações esportivas universitárias de todas as instituições públicas de ensino superior do Estado são integradas por alunos de campi universitários de 38 municípios paraenses. Na mesa de abertura da solenidade de lançamento, estiveram presentes Lisomar Guimarães, representando a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Também participaram Marcel Nascimento Botelho, presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa); Vera Palácio, pró-reitora de extensão da Uepa; Douglas Cunha, vice-coordenador do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA); Ronaldo Begot, pró-reitor de extensão da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); Mauro Martins, presidente da Federação de Esportes Universitários do Pará (FEUP); Jonas Elias Rocha, convidado de honra da Superliga; Higson Rodrigues Coelho, professor da Uepa, autor do projeto Gestão do Esporte Universitário, e o reitor da Uepa, professor Clay Anderson Nunes Chagas, que declarou aberta a 1ª Superliga Universitária do Estado do Pará.

Embaixador do Esporte Universitário

A Superliga Universitária é uma das etapas do projeto de Gestão do Esporte Universitário, do governo do Pará, organizado pela Uepa, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). 

Pelo envolvimento e dedicação em prol do desenvolvimento do esporte universitário, o professor Carlos Maneschy, que assumia como titular da Sectet, à época de desenvolvimento do projeto, recebeu o título de Embaixador do Esporte Universitário.

Ao receber a homenagem, Carlos Maneschy afirmou que “o esporte é capaz de incluir as pessoas e que por meio das práticas esportivas é possível ensinar muitos valores”. Na ocasião, o reitor da Uepa também registrou que o momento de lançamento da Superliga marca “um dia de imensa felicidade pelo retorno das atividades esportivas nessas proporções”.

Adepto de práticas esportivas como vôlei, natação e futebol de salão, durante toda a vida universitária, o professor Clay Chagas afirmou ainda que o Pará deve voltar a ser referência no esporte universitário do país e que para isso, a iniciativa conta com total apoio do governador do estado, Helder Barbalho.

Chama Olímpico

Um dos momentos momentos que contagiou todos os presentes no evento, foi o lançamento da chama olímpica, aceso na ponta de uma lança, que foi arremessada pelo aluno Rogério Radiore Karajá, do curso de artes visuais da Unifesspa e acendeu a pira olímpica.

Os times das instituições irão disputar torneios regionalizados em oito polos: Guajará e Marajó Oriental, Guamá, Rio Caetés, Rio Capim, Carajás e Araguaia, Xingu e Lago de Tucuruí, Tapajós e Baixo Amazonas e Tocantins e Marajó Ocidental. Os vencedores dos torneios regionalizados, que começam agora em maio,  serão classificados para uma grande final, a ser realizada na capital do Estado, Belém.

Para abrir as atividades, foi realizado um jogo de futebol de salão, disputado entre um time formado por atletas quilombolas e indígenas, da Unifesspa, que venceu a partida, e outro formado por estudantes da Uepa, campus de Salvaterra. E para encerrar a programação, atletas e público contaram com show musical.

Todos os participantes (atletas e torcedores) terão acesso aos locais de competição através de um aplicativo desenvolvido pelo projeto de Gestão do Esporte Universitário. Na ferramenta, deverá ser anexado o comprovante de vacinação. A plataforma ainda conta com o calendário oficial, notícias, tabelas e outras funções que ajudarão a integrar ainda mais esta iniciativa pioneira e inédita para o desporto universitário paraense.

*Texto de Guaciara Freitas

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rolim de Moura - RO Atualizado às 15h33 - Fonte: ClimaTempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 30°

Ter 28°C 16°C
Qua 27°C 15°C
Qui 27°C 11°C
Sex 29°C 11°C
Sáb 31°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias