Uma nova cepa de dengue foi identificada pela Fiocruz pela primeira vez no Brasil. O caso foi registrado em fevereiro deste ano, mas a amostra para exames foi colhida ainda em novembro do ano passado em um homem de 57 anos, morador de Aparecida de Goiânia, que se recuperou da doença.
O vírus é chamado de genótipo cosmopolita e faz parte do sorotipo 2 dentre os 4 sorotipos existentes.
Nas Américas, essa é a segunda vez que a cepa é registrada, tendo sido anteriormente encontrada no Peru em 2019. Para a Fiocruz, a nova cepa tem maior índice de transmissão que o vírus atual que costuma contaminar pessoas no Brasil. Sintomas como febre, náuseas e dores musculares, ao redor dos olhos, na coluna e na cabeça foram relatados pelo paciente brasileiro infectado.
Caso tenha interesse, podemos marcar uma entrevista com Euclides Matheucci Jr, cofundador e diretor científico da empresa de biotecnologia DNA Consult e professor na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O especialista poderá abordar os aspectos clínicos das infecções causadas pelo Aedes aegypti e ainda sobre a importância de um diagnóstico precoce, além da relevância da realização de estudos para identificar novas linhagens de dengue.
Mín. 21° Máx. 31°