Domingo, 22 de Maio de 2022
20°

Poucas nuvens

Rolim de Moura - RO

Geral Espírito Santo

Idaf participa de live como referência para estruturação do Susaf do Maranhão

O encontro será nesta quinta-feira (13), às 20 horas.

10/01/2022 às 16h20
Por: Anderson - Estagiário Verguia Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:

A médica-veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), Carolina Dadalto Borgo, participará da live “Susaf – uma oportunidade de mercado com segurança sanitária”, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA). O encontro será nesta quinta-feira (13), às 20 horas, pelo canal da AgroRita, no Youtube.

Como fiscal estadual agropecuária e subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto abordará a experiência do Espírito Santo com o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). “O nosso decreto do Susaf foi reformulado em 2018, com a participação dos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs). Acho que isso foi preponderante para obtermos sucesso na adesão dos municípios. Temos sempre focado na gestão participativa, realizando capacitações e encontros periódicos, com uma comunicação aberta com os SIMs, de modo que obtenham o apoio necessário para suas estruturações. Notamos que essa proximidade confere mais segurança para atuação das secretarias municipais de Agricultura, onde funcionam os SIMs. Para 2022, já está prevista nova atualização do decreto, cujas discussões também contaram com a participação dos SIMs”, explicou a fiscal agropecuária.

A fiscal estadual agropecuária e diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged/MA, Tânia Maria Duarte Silva, contou que a lei que cria o Susaf/MA foi sancionada em 2019. “Um dos nossos grandes entraves tem sido a implantação e operacionalização do SIMs e o apoio às agroindústrias na preparação da documentação e na adequação para que possam se registrar. Muitos municípios do Maranhão têm a lei de criação do SIM, mas esses serviços não são operacionais. A Aged vem capacitando essas equipes para que, de fato, ocorra a operacionalização, com o consequente registro das agroindústrias. Compartilhar experiências como a do Espírito Santo, que tem sido referência no assunto, pode mostrar uma nova forma de identificar e solucionar as dificuldades”, compartilhou.

De acordo com a responsável pelo canal, Rita de Cássia Cunha, o Maranhão precisa de alguns avanços. “Tenho feito uma campanha mostrando para os municípios a importância do SIM e respectiva regulamentação e dos ganhos que essa estrutura pode proporcionar para a economia do Estado. Por meio da Aged/MA, tivemos conhecimento do excelente trabalho que o Espírito Santo vem desenvolvendo, por isso, acredito que será bastante rica essa troca”, disse Rita Nunes.

Susaf/ES

O Susaf tem por objetivo promover a equivalência entre o serviço de inspeção municipal (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtos, inicialmente restrita ao município, pode se estender ao estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

Além da ampliação de mercado, o Susaf/ES contribui para o fortalecimento dos serviços de inspeção dos municípios, promovendo o avanço no desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos e ampliando a renda das famílias.

A adesão é voluntária e, atualmente, dez municípios contam a adesão ao Susaf. São eles: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Domingos Martins, Guarapari, Linhares, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Viana.

Texto: Francine Castro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rolim de Moura - RO Atualizado às 07h39 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

Seg 34°C 20°C
Ter 35°C 21°C
Qua 35°C 22°C
Qui 34°C 22°C
Sex 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias