Domingo, 22 de Maio de 2022
20°

Poucas nuvens

Rolim de Moura - RO

Moda e Beleza Beleza

Nuvem “Shelf Cloud” ou “Prateleira” é registrada desde os céus de Rolim de Moura, interior de RO

Internautas fizeram os registros no final da tarde de ontem e, imagens viralizaram nas redes sociais, por causa da tamanha beleza

07/01/2022 às 14h06 Atualizada em 07/01/2022 às 14h37
Por: Redação Verguia Fonte: @ Redação com Informações Maycon Souza
Compartilhe:
@ Reprodução Arquivo Internautas
@ Reprodução Arquivo Internautas

No final da tarde de ontem (06), uma “Shelf Cloud” (nuvem prateleira) foi registrado por internautas na cidade de Rolim de Moura (a 483 km de Porto Velho RO).

A “Shelf Cloud” é uma nuvem arcus, baixa, horizontal e em forma de cunha. A nuvem prateleira é anexada à base da nuvem pai, que geralmente é uma Cumulonimbus (nuvem que gera trovoadas), mas pode se formar em outro tipo de nuvem convectiva, o Cumulus, embora seja bem mais raro.

A nuvem foi registrada em dois momentos oportunos (veja as lindas imagens abaixo)

O movimento ascendente da nuvem geralmente pode ser visto na parte superior (externa) da nuvem prateleira, enquanto o lado de baixo geralmente aparece turbulento e rasgado pelo vento.

O ar fresco, afundando-se do downdraft (corrente de ar descendente) da nuvem de tempestade, se espalha pela superfície terrestre, com a borda de ataque chamada de fachada. Esta saída corta-se sob o ar quente sendo atraído para o updraft (corrente de ar ascendente) da tempestade. À medida que o ar mais frio do ar deixa o ar quente e úmido, a água se condensa, criando uma nuvem que geralmente rola com diferentes ventos acima e abaixo (cisalhamento do vento).

As pessoas que vêem uma nuvem prateleira podem acreditar que viram uma nuvem parede. Este é provavelmente um erro, uma vez que uma nuvem prateleira que se aproxima parece formar uma parede feita de nuvem.

Uma nuvem prateleira geralmente aparece na borda da tempestade, e uma nuvem parede geralmente aparece na parte traseira da tempestade.

Logo após da “Shelf Cloud”, internautas registraram um espetáculo da natureza quando puderam apreciar a beleza da formação da bigorna da nuvem de trovoada depois que se desformou.

Uma frente de rajada forte fará com que a parte mais baixa da borda dianteira da nuvem prateleira seja irregular e forrada com nuvens fractus em ascensão. Em casos mais graves, haverá vórtices ao longo da borda, com massas torrenciais de escória que podem chegar ao chão ou ser acompanhadas por um aumento de poeira.

Uma nuvem prateleira muito baixa, acompanhada por esses sinais, é o melhor indicador de que uma tempestade com ventos potencialmente violentos se aproxima. Um exemplo extremo deste fenômeno parece um tornado e é conhecido como [1]gustnado



[1] Gustnado é um fenômeno meteorológico formado quando o vento originado de uma frente de rajada se eleva em forma de redemoinho. A velocidade dos ventos frequentemente supera 120 km/h, causando danos semelhantes aos ocorridos durante a passagem de um tornado eF0 ou eF1.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rolim de Moura - RO
Rolim de Moura - RO
Sobre o município Rolim de Moura é um município brasileiro do estado de RO. Com uma população de 54 702 habitantes, segundo estimativas do IBGE de 2018. População total (estimativa IBGE/2018) 54.702 hab. PIB (IBGE/2012) R$ 810 559,000 mil. PIB per capita (IBGE/2012) R$ 15 849,18 Distrito: Nova Estrela
Rolim de Moura - RO Atualizado às 07h19 - Fonte: ClimaTempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 33°

Seg 34°C 20°C
Ter 35°C 21°C
Qua 35°C 22°C
Qui 34°C 22°C
Sex 31°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias