Domingo, 23 de Janeiro de 2022
29°

Poucas nuvens

Rolim de Moura - RO

Geral Pará

Obras de drenagem e pavimentação de vias em Cametá devem ser entregues em fevereiro

Estado executa o projeto de urbanização com recursos do Plano Popular de Desenvolvimento Sustentável da Região à Jusante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí

27/11/2021 às 08h50
Por: Anderson - Estagiário Verguia Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Segurança, comodidade e desenvolvimento são alguns dos benefícios que as obras de drenagem e pavimentação asfáltica de diversas vias vão oferecer à população do município de Cametá, na região do Baixo Tocantins, nordeste paraense. As obras estão aceleradas e deverão ser entregues até o final de fevereiro próximo. Os recursos para a execução das obras fazem parte de um programa que está beneficiando municípios das regiões de Integração Lago de Tucuruí e Tocantins, por meio do Plano Popular de Desenvolvimento Sustentável da Região à Jusante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pirjus).

Iniciadas há cerca de dois meses, pelo governo do Estado, as obras atendem a uma antiga demanda dos moradores, que enxergam no projeto a oportunidade de viver em áreas que oferecem qualidade de vida.

O comerciante Júnior Farias mora há oito anos na Avenida Angelim e acompanha as obras com entusiasmo e muita expectativa. Para ele, o asfalto representa o anseio de ver seu mercadinho aumentar as vendas. "Essa obra é muito bem-vinda pra gente. A rua era muito feia. Os clientes queriam comprar aqui no mercadinho, mas não conseguiam andar, de tanta lama e poeira. Agora, a gente tá vendo cada etapa da obra, que saiu da promessa para se tornar realidade", declarou.

Economia e saúde- A Avenida Angelim é a principal via do bairro Primavera, área que interliga a área central da sede municipal à estrada de acesso a outros municípios da região. A presença de empreendimentos e pequenos comércios é uma das principais características do local. Dono de uma oficina de conserto de moto e bicicleta, Odair Sacramento conhece bem os prejuízos que as péssimas condições da rua causavam para os comerciantes. "Há sete anos era a mesma situação: alagamento e muita lama. Os veículos não conseguiam encostar na oficina e iam embora. Os asfalto vai movimentar a rua e trazer mais clientes. Pra nós, essa iniciativa do governo do Estado só vai melhorar a nossa vida", garantiu Odair.

A poucos metros da oficina está a estrada da  Vacaria ou Ajó, como é mais conhecida no bairro Nova Cametá. A rua é a mais importante da área e concentra a maior circulação de pessoas e veículos. Com obras em fase de conclusão, a estrada deve ser entregue já em dezembro aos moradores, que esperam por esse benefício há mais de 30 anos. "Vai melhorar a passagem dos moradores. Não é de hoje que esperamos pelo asfalto. Ver a obra bem adiantada só aumenta a nossa expectativa de ter uma rua decente pra morar", disse a moradora Marta Antonia da Silva.

O mototaxista Dimas Leão ressaltou os perigos que o alagamento e a poeira causavam aos moradores, principalmente doenças na pele das crianças. Além disso, para quem sobrevive transportando pessoas, se livrar dos buracos trará segurança a passageiros e proprietários de veículos. "As motos viviam quebrando devido aos buracos, e os passageiros reclamam. E com o asfalto, as doenças vão embora e o benefício vai ser geral", acrescentou.

Aos 76 anos, a aposentada Deusa da Silva contou ter escorregado na lama que tomava conta da rua. Para ela, ter o asfalto para andar sossegada, sem medo de se machucar, é uma vitória. "Tinha dia que era tanta poeira que a gente não conseguia abrir as portas. A casa vivia suja. Agora, vamos conseguir limpar tudo com prazer. Tenho fé em Deus que a vida vai ser melhor graças a esse asfalto", disse Deusa.

Outras vias de Cametá também recebem a pavimentação, entre elas as travessas Santo Antônio, Santa Rosa, Nossa Senhora do Bom Remédio, São Benedito, Santa Rita e Avenida Deputado Euclides Figueiredo. São quase 5 quilômetros de asfalto, resultando de um compromisso firmado recentemente pelo governador Helder Barbalho durante agenda de trabalho no município.

Dignidade a todos- "É uma grande satisfação poder levar obras de pavimentação asfáltica a todas as regiões do Estado do Pará. Sabemos que muitos municípios ainda carecem de melhores condições de infraestrutura urbana, e o governo segue executando obras que vão ao encontro das principais necessidades da população, tirando o povo da lama e da poeira, melhorando a mobilidade urbana e dando mais dignidade para todos", destacou o secretário Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), responsável pela execução do projeto.

O município de Cametá também ganhou outros investimentos, cujas obras devem iniciar em breve, incluindo a construção de ponte de concreto na Vila Porto Grande, sinalização viária e ampliação do atendimento da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rolim de Moura - RO Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

Seg 36°C 23°C
Ter 35°C 24°C
Qua 34°C 23°C
Qui 35°C 23°C
Sex 32°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias