Verguia
Sábado, 11 de Julho de 2020 22:14
+55 69 9 8432 5660
Mundo #Covid-19

Novos critérios - 13 dias de isolamento sem teste diagnóstico.

Conheça os novos critérios da OMS para a quarentena de pacientes com Covid-19

19/06/2020 07h31
Por: Redação Verguia
Reprodução
Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou o seu documento de critérios sobre a quarentena de pacientes com Covid-19, estabelecendo que «parece ser seguro» que os mesmos cumpram um período de confinamento durante 13 dias a partir da data de início dos sintomas, sem que seja necessário realizar um teste de diagnóstico, avança o ‘elEconomista’.

Segundo a organização, com base em testes que mostram que o vírus pode ser cultivado após nove dias de sintomas, sobretudo em pacientes com doença ligeira, e que geralmente é acompanhado por um aumento de anticorpos neutralizantes, é «seguro» que os doentes não estejam isolados depois do dia 13, desde o início dos sintomas.

Até agora, após a confirmação ou suspeita de infecção, o período de confinamento recomendado era de 15 dias e nos casos confirmados, os pacientes só podiam terminar a quarentena caso o teste desse negativo, regras que agora se alteram.

No entanto, a OMS decretou, segundo os critérios clínicos, que os sintomas dos pacientes devem deixar de se manifestar pelo menos três dias antes de terminar o isolamento de 13 dias.

«Estas alterações nos critérios de saída da quarentena equilibram a compreensão do risco infeccioso com a prática de exigir sucessivos testes de diagnóstico negativos, sobretudo em ambientes de elevada transmissão ou com oferta de testes limitada», detalhou o organismo.

Para, além disso, e embora o risco de transmissão após a passagem dos sintomas seja provavelmente «mínimo» com base no que se sabe atualmente, a OMS alertou que uma nova infecção «não pode ser completamente descartada», isto porque, «não existe risco zero», sublinha a organização.

A OMS observa ainda que no caso de pacientes com doenças graves sintomáticas, durante longos períodos, uma abordagem em laboratório também pode ajudar a tomar decisões sobre a necessidade de cumprir um isolamento prolongado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acs Mirian Santos
Sobre Acs Mirian Santos
Mirian dos Santos Almeida, 39 anos. É mãe, esposa, formada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Unopar – Universidade do Norte do Paraná, Evangélica, ACS - Agente Comunitária de Saúde - no Município de Rolim de Moura- RO por mais de 10 anos. Mirian usará esse espaço para falar sobre saúde, informar sobre atividades do SUS e informações sobre o cotidiano dos Agentes de Saúde no modo em geral. Seu canal de informações Comente, compartilhe
Rolim de Moura - RO
Atualizado às 23h11 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

25° Sensação
7 km/h Vento
51.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Segunda (13/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias