Verguia
Quarta, 15 de Julho de 2020 02:04
+55 69 9 8432 5660
Geral #Luto

Morre aos 73 anos em Porto Velho vítima de Coronavírus o ex-senador Mário Calixto

Empresário da comunicação e ex-senador, Mário Calixto faz parte da história de Rondônia

17/06/2020 17h37
Por: Redação Verguia Fonte: Redação
Reprodução
Reprodução

Porto Velho, RO - Faleceu na tarde desta quarta-feira (17) vitima do Covid-19 o ex-senador e empresário de comunicação Mário Calixto Filho, vítima de infecção.

Ele estava internado no Prontocordis há mais de uma semana. Calixto contraiu a doença no presídio, onde cumpria pena de 12 anos.

Calixto estava preso desde 2015 em uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a agência de inteligência do 12º batalhão da PM em Balneário Camboriú.

Ele estava em uma loja de vinhos na região central da cidade catarinense e era foragido da justiça.

Mário Calixto Filho foi apontado pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) como líder de um esquema de empresas fantasmas utilizadas pelo jornal impresso Estadão do Norte para fraudar contratos com órgãos públicos em Rondônia.

Ele cumpria pena de 12 anos pelo crime de peculato.

História

Mário Calixto Filho nasceu em Arcos (MG) em 9 de agosto de 1946.

Em 22 de novembro de 1980 o empresário fundou o jornal O Estadão do Norte que seria por décadas um dos jornais mais importantes do norte do país.

Calixto e seus irmãos migraram para Rondônia no início dos anos 70, foi mascate e vendedor de bugigangas e conseguiu montar uma loja de eletrodomésticos Rondo lar, na Rua José do Patrocínio.

Em 1975 adquiriu a rádio Eldorado AM. Na época a capital tinha três jornais diários, A Tribuna, Alto Madeira e O Guaporé.

O jornal O Estadão do Norte foi criado antes  da transformação do antigo território federal em estado – sonho realizado um ano após a fundação do jornal. 

O Estadão foi fundado com o que havia de mais moderno, como impressão em off-set e a cores. Nestas três décadas e meia de existência, o jornal liderou as vendas e passou a ser o periódico mais importante do Estado.

O Estadão foi testemunha da história política de Rondônia. Passou pela Ditadura Militar e pelas transformações do jovem Estado.

Calixto foi senador da República entre 2004 e 2007, mas envolveu-se ao longo de sua vida como empresário em inúmeros crimes, de falsificação a desvio de recursos públicos e cumpria pena de 12 anos por seus crimes.

O empresário foi contaminado no presídio.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Porto Velho - RO

Porto Velho - Rondônia

Sobre o município
Notícias da Capital Porto Velho - RO
Rolim de Moura - RO
Atualizado às 03h04 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 33°

22° Sensação
12 km/h Vento
63.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Sexta (17/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias