Verguia
Quarta, 27 de Maio de 2020 12:10
+55 69 9 8481 8559
Religião #Artigo/Estudos

Ordem, Ânimo e Força - Parte II

Três coisas que todo líder precisa receber

17/05/2020 01h01 Atualizada há 1 semana
Por: Redação Verguia Fonte: Redação com Jormicezar Fernandes
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Clique aqui e acesse a primeira parte do estudo

Fortalecimento

Depois das ordens e dos ânimos tão indispensáveis à liderança cristã já concedida por Moisés a Josué, a outra coisa que Deus ordenou a Moisés lhe fazer era fortalecê-lo. Josué precisava ser fortalecido, pois seu ministério estava apenas começando. Dias viriam que as dificuldades aumentariam, mas se ele estivesse fortalecido no Senhor, venceria todas, inclusive os gigantes. Por mais que uma pessoa seja talentosa, sabemos que ela é incapaz de produzir uma gestão eficiente, se Deus não for com ela. Por outro lado, Josué nunca poderia confiar em si mesmo, nem nas suas habilidades, pois suas vitórias proviriam de Deus.

Êx 17.11,14 - E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.

14 - Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.

Coisas que Josué precisava

Além das capacitações que Moisés transmitiu a Josué, Ordem, Ânimo e Fortalecimento, Deus exigiu dele que desenvolvesse:

1) Coragem, Js 5.13 - E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?

2) Dispor-se ou levantar-se, Js 1.2 - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel;

3) fazer segundo toda a lei que Moisés te ordenou, Js 1.7 - Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

4) não cessar de falar deste livro da lei e meditar nele dia e noite, Js 1.8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido.

5) não temer, Js 1.9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Qualidades encontradas em Josué

Josué ao longo da sua vida e ministério desenvolveu as seguintes qualidades e habilidades que o fez chegar ao topo da carreira ministerial de sua época:

1) humildade,

2) capacidade de liderança,

3) coragem, Js 5.13;

4) disposição,

5) obediência,

6) respeito ao superior,

7) paciência para esperar o seu tempo,

8) força,

9) bom ânimo,

10) eficiência militar, Êx 33.11;

11) governança da sua família, Js 24.15.

12) homem em quem havia o Espírito, Nm 27.18;

13) homem cheio de sabedoria, Js 34.9;

14) presente, Êx 33.11;

15) homem de fé, Js 10.12;

16) prudente, Js 3.1;

17) servo fiel, Êx 24.13; 32.17;

18) promotor de justiça agrária, Js 14 a 21;

19) estrategista em guerras, Js 6 a 8;

20) desafia os deuses pagãos dos amorreus representados pelo sol e pela lua, ordenando-o a parar por quase um dia inteiro;

21) desafiou Baal, deus da tempestade, fazendo cair uma chuva de pedras;

22) soube despedir-se da congregação ao final da sua vida, Js 23 e 24.

Conclusão

Aprendemos muito com Josué em toda a sua trajetória de vida. Seu apego a Moisés, sua prontidão e obediência, aliados à sua intimidade com o Espírito Santo, lhes renderam sabedoria e as glórias de um ministério bem-sucedido. Que Deus nos ajude a seguir seu exemplo.

Jormicezar Fernandes da Rocha

Pastor Vice-Presidente, Advogado e Teólogo Cristão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
O Pregador
Sobre o O Pregador
Coluna destinada à Artigos e Notícias Gospel/Evangélicos
Rolim de Moura - RO
Atualizado às 13h07 - Fonte: Climatempo
28°
Tempo aberto

Mín. 15° Máx. 32°

28° Sensação
10 km/h Vento
46.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol
Sexta (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias