Verguia
Quarta, 27 de Maio de 2020 10:23
+55 69 9 8481 8559
Religião #Artigo Biblico

Perseverança - Parte I

Investimento certo – herança garantida

30/04/2020 01h12 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Verguia Fonte: Por Jormicezar Fernandes
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Nm 14.24 - Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança. Nm 32 11 - Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me. Mt 24:13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Leitura complementar

Nm 14.24 - Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança; Nm 32.11 - Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me;

Nm 32.12 - Exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao SENHOR;

Dt 1.36 - Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao SENHOR;

Js 14.14 - Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.

1 Cr 28.7 - E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje;

1 Rs 11.6 - Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai;

Ec 2.9 - E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria;

Mt 10.22 - E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Mt 24:13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Mc 13.13 - E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo;

Lc8.15 -E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança;

At 6.4 - Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

Rm 2.7 - A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;

Ef 6.18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos;

Introdução

Em um século onde tudo precisa ser feito rápido, às pressas. Onde nada pode esperar nem demorar, o estudo da perseverança chega como um presente muito oportuno, mesmo porque perseverança tem a ver com paciência, como sendo aquela desfadigada constância. As palavrinhas que lhe dão as boas-vindas são: paciência, permanência, fé, persistência, prudência, longanimidade, mansidão, temperança, esperança, juízo e bom senso.

A palavra perseverança pode ser tomada em três acepções principais:

1) dicionarista;

2) teológica;

3) comum ou bíblica.

Na primeira acepção o termo é tomado com o significado próprio da língua nativa; no segundo, obedecendo aos postulados teológicos, muito em voga nas academias, principalmente nas discussões Soteriológicas pelas escolas calvinistas e arminianistas; e, por último, em seu sentido comum ou bíblico, algo proveniente da fé. Adianto que neste estudo será trabalhado o sentido comum ou bíblico da palavra, sem, contudo, perder de vista os significados linguísticos e teológicos do termo, por este não ter finalidades especulativas, mas tão somente a de despertar no crente, o desejo de perseverar até o fim, a despeito de qualquer circunstância, crendo nas infalíveis promessas feitas por Deus como tesouro e garantia da herança verdadeira, tanto como dádiva, como recompensa.

Para o Dicionarista Aurélio, perseverança é a qualidade ou procedimento de perseverante, pertinácia, constância ou firmeza. Perseverante é a pessoa que conserva-se firme e constante naquilo que idealiza ou faz, persistente,que prossegue ou continua firme em um propósito; que conserva a sua força em ação, com firmeza, sem mudar ou sem variar de intento. Entretanto, para teologia bíblica, a perseverança, além do significado próprio do termo em português, ganha, também, a conotação de paciência, o que lhe dá um perfil próximo ao de fruto do Espírito, mesmo porque seria muito difícil perseverar sem frutificar no Espírito.

Ser perseverante é ter uma atitude firme naquilo que previamente escolheu como meta para sua vida. Os relatos bíblicos informam que todas as pessoas que perseveraram naquilo que almejavam,conseguiram, basta olhar os relatos dos textos que integram este estudo, especialmente os arrolados como leitura complementar, podendo afirmar que vale a pena ser uma pessoa perseverante, haja vista tratar-se de um investimento certo com herança (recompensa) garantida.

Perseverar, uma decisão intransferível

Quase tudo na vida é fruto de decisões da própria pessoa, inclusive sobre perseverar ou não. A pessoa é quem decide se quer perseverar ou não. Quem não quiser perseverar não está obrigado a isso, porém, não consegue ganhar o prêmio prometido por Deus aos que perseverarem na fé até o fim. Deus não obriga uma pessoa a ser perseverante, mesmo porque o ser humano desfruta do direito de escolher o que quer e o que não quer. Onde ir ou onde não ir. É verdade que não escolhemos nossa cor ou sexo; também não escolhemos quando nascer nem quando morrer, por tratar-se de decisões indisponíveis.

Infelizmente desenhou-se um cenário onde as pessoas tropeçam nas suas próprias liberdades. Deveriam escolher a vida, mas estão escolhendo a morte. Deveriam escolher a paz, mas estão escolhendo a guerra. Deveriam escolher o amor, mas escolhem o ódio. Adão e Eva, no Éden, livres até da própria consciência, deveriam ter escolhidos a árvore da vida, antes, escolheram a proibida árvore do conhecimento do bem e do mal, o que lhes resultou em morte. Até hoje as coisas acontecem em sua maior parte assim.

Observe quantas coisas boas você já rejeitou e quantas coisas ruins você abraçou, coisas que só lhe deu dor de cabeça, fez chorar, lhe causando arrependimento e dor. Tudo isso é fruto de suas decisões. Quando você deveria perseverar, insistir, persistir e não desistir, você preferiu abandonar tudo e seguir as suas próprias ideias. Daí as recomendações divinas a seus servos sobre o exercício da perseverança.

Pessoas que perseveraram e suas recompensas

O rol é grande, afora aqueles que seus nomes não lograram registro. Os seguintes textos dão conta das pessoas e das bençãos que receberam em decorrência de terem perseverado

Calebe - Nm 14.24 - Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança; Js 14.14 - Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.

Ana, a profetiza- Lc 2.36,37 – E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;

37 - E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.

Noé – perseverou em fazer a arca e livrou ele e a sua família do dilúvio; Hb 11.7 - Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Abraão – perseverou na fé e viu cumprida em si a promessa de Deus: Hb 11.8-10 - Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

9 - Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

10 - Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

Rm 4.16-22 - Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,

17 - (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.

18 - O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.

19 - E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.

20 - E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,

21 - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

22 - Assim isso lhe foi também imputado como justiça.

Enoque – Gn 6.24 - E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. Perseverou em andar com Deus e Deus para si o tomou.

Abigail – perseverou fiel ao marido até às últimas consequências e Deus a honrou e a abençoou grandemente, 1 Sm 25.35 - Então Davi tomou da sua mão o que tinha trazido, e lhe disse: Sobe em paz à tua casa; vês aqui que tenho dado ouvidos à tua voz, e tenho aceitado a tua face.

Pessoas que não perseveraram

Esta lista também é grande. Os não perseverantes são pessoas que ao início se mostraram receptivas ao Evangelho, mas depois, ao vir o calor do sol, sem raízes profundas, desistiram. Citaremos apenas alguns nomes a título de exemplo. Diga-se, de passagem, que eram pessoas que tiveram tudo para uma vida de sucesso, mas desperdiçaram a oportunidade. Aproveito para relembrar, por oportuno, que perseverar é uma decisão pessoal, podendo desistir quem desejar:

1.   Os judeus que subiram do Egito - Nm 32.11 - Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó! porquanto não perseveraram em seguir-me;

2.   Salomão - 1 Rs 11.6 - Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai;

3.   Judas Iscariotes – At 1.25 - Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. Judas foi apóstolo junto com Jesus e com os outros onze, por 3,5 anos, tinha a bolsa, comeu com ele no mesmo prato e até tomou o bocado da mão do Senhor, porém, decidiu traí-lo e desistir do apostolado. Poderia como os demais terem perseverado, mas preferiu desistir. Jesus respeitou a sua decisão. Dois dos filhos de Arão, dois filhos de Ely e os filhos de Samuel, ambos tiveram as mesmas oportunidades; foram até sacerdotes e juízes, mas não perseveraram, perderam a honrosa oportunidade da herança sacerdotal e judicial em Israel. Que Deus tenha misericórdia de nós.

Clique aqui e, vá para a parte II do estudo

Pastor Jormicezar Fernandes da Rocha

Pastor Vice-Presidente, IEAD-OPO, Advogado e Teólogo Cristão

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
O Pregador
Sobre o O Pregador
Coluna destinada à Artigos e Notícias Gospel/Evangélicos
Rolim de Moura - RO
Atualizado às 11h13 - Fonte: Climatempo
26°
Tempo aberto

Mín. 15° Máx. 32°

27° Sensação
13.4 km/h Vento
51.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol
Sexta (29/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias