Terça, 26 de Outubro de 2021
31°

Pancada de chuva

Rolim de Moura - RO

Geral Pará

A valorização de árvores na Santa Casa agrega para o bem-estar na instituição em Belém

Neste 21 de setembro, Dia da Árvore, o hospital se orgulha de manter mais de 100 espécies nas áreas interna e externa, incluindo mangueiras seculares

21/09/2021 às 22h10
Por: Anderson - Estagiário Verguia Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Comemorado no Brasil, o 21 de setembro é o Dia da Árvore e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação de um dos benm valiosos da natureza e a Santa Casa do Pará, maior maternidade do Norte do País, no bairro do Umarizal, em Belém, tem uma relação com esse elemento fundamental para o meio ambiente.

Walda Valente, diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão da Fundação Santa Casa diz que o hospital se preocupa em manter seus arredores arborizados e é por isso que hoje mantemos mais de 100 árvores que enfeitam com os verdes da natureza a nossa querida santinha (referência carinhosa à Santa Casa).

“Manter arborizado nosso hospital é uma demonstração de amor pelas árvores e respeito pela natureza, que além de nos inspirar com suas paisagens, nos remete a um compromisso com o meio ambiente”, destaca a diretora.

A área da calçada externa da Santa Casa que engloba as ruas Oliveira Belo, Generalíssimo Deodoro, Bernal do Couto e 14 de março tem 43 árvores, entre as quais, mangueiras plantadas no século passado.

Para o taxista, Haroldo Rodrigues, que trabalha com parada, no entorno do hospital, desde 1981, “as árvores representam uma qualidade de vida para todos nós, proporcionando sombra e até frutos (no caso das mangueiras) que sacia a fome de muita gente, e durante todos os anos essas árvores são muito importantes para nós que trabalhamos nos táxis e que temos a nossa associação embaixo de uma mangueira secular”, disse ele.

A sombra e os frutos das mangueiras que ficam na calçada pela avenida Generalíssimo Deodoro são muito importantes para o guardador de carros José Patrício, que está a 21 anos na área. “Aqui os donos de veículos disputam o lugar para estacionar, sempre buscando sombra para proteger do sol e amenizar o calor na lataria dos carros”.  

Ambientação do verde -O prédio da Fundação Santa Casa, no bairro do Umarizal é ambientado em meio a árvores e plantas e que traduz o bem-estar e a interação social de servidores e usuários atendidos pela instituição de saúde mais antiga do Estado do Pará. São 43 árvores na área externa, no quadrado em que fica o hospital. Na área interna do prédio estão centenas de plantas das mais diversas espécies e 73 árvores, entre as quais mangueiras, jambeiros, palmeiras, açaízeiros, castanholas etc.

Antes da pandemia, no início de 2020, a direção da Fundação Santa Casa junto com o Ministério Público do Estado e o Museu Paraense Emílio Goeldi, realizaram uma ação ecológica com a plantação de mudas de árvores na área interna do hospital. Os servidores mais antigos da instituição fizeram o plantio, uma forma de fortalecer a história da Santa Casa e a interação com a natureza.

Leobaldo Amorim, jardineiro a oito anos, três do quais trabalhando na Santa Casa, cuida de centenas de plantas e da poda de algumas árvores, diz que sua relação com esses seres da natureza é vital: “Árvore é tudo, me identifico com esse ser vivo de nosso planeta. Se você não molhar, não cuidar, ela pode morrer. Em frente à minha casa plantei uma árvore de Ipê lilás, para proporcionar sombra e embelezar a rua em que vivo no distrito de Icoaracy”, diz o jardineiro.   

Principais funções das árvores -Contribuem para a biodiversidade; Reduz a poluição do ar; Extração de flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios etc; Nas grandes cidades, reduzem a temperatura e fornecem sombras; Oferecem abrigo para outras espécies, como animais; Contribuem para a beleza paisagística.

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rolim de Moura - RO Atualizado às 12h45 - Fonte: ClimaTempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 34°

Qua 35°C 22°C
Qui 34°C 24°C
Sex 35°C 23°C
Sáb 34°C 22°C
Dom 34°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias