Quarta, 22 de Setembro de 2021
35°

Poucas nuvens

Rolim de Moura - RO

Geral Pará

Escola de Governança Pública do Pará debate o serviço público para um futuro pós Covid-19

O Colóquio de Governança é um espaço para debates voltados à pesquisa em instituições públicas estaduais e de ensino superior 

15/09/2021 às 16h50
Por: Anderson - Estagiário Verguia Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Pelo quarto ano consecutivo a Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) realiza o Colóquio de Governança Pública, nesta edição, a programação conta com o tema “Repensando o serviço público para um futuro pós Covid-19” e segue até amanhã (16), totalmente online pelo canal do Youtube da instituição. Quase 300 servidores públicos estão inscritos no evento. 

Iniciativa do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Estratégicos em Governança Pública (CEPPE) e do Instituto de Formação Profissional e Superior (ISEG) da EGPA, o Colóquio de Governança busca ser um espaço acadêmico para debates voltados à pesquisa em instituições públicas estaduais e de ensino superior. 

“Acredito que o Colóquio já seja uma programação consolidada e, a cada ano, vemos uma participação mais ativa dos servidores, tanto na participação como ouvinte quanto nas apresentações de artigos e esse retorno nos motiva como instituição de ensino superior”, afirma a diretora geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho. 

Para a secretária de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, a iniciativa merece destaque. “O conhecimento científico que está sendo compartilhado durante a programação é de extrema importância para a gestão pública, causando impactos positivos na população paraense”. 

Durante a programação dos dois dias, a EGPA oferta palestras voltadas à gestão pública, com foco em reunir pesquisadores, servidores públicos e estudantes que tenham como objeto de suas pesquisas a análise da atuação do espaço público e o processo de governança. Servidores públicos e acadêmicos também recebem um espaço para apresentação de artigos, já pré-selecionados pela comissão julgadora. 

Para este ano foram selecionados 17 artigos para publicação nos eixos de pesquisa que compõem o Observatório de Governança Pública: Política Pública e Governança (PPG); Educação e Cidadania (EC); Gestão do Conhecimento e inovação tecnológica (GCIT); Orçamento e Finanças Públicas (OFP). O Observatório é o grupo de estudos e pesquisas vinculado ao CEPPE.

Katia Elias, da diretoria de desenvolvimento de gestão da SEPLAD,  é uma das profissionais que investem na produção acadêmica. "O que me motiva é poder contribuir com conhecimento e pesquisa para o aprimoramento da gestão pública, na perspectiva de que essas produções possam ser socializadas com a sociedade", explica. 

O artigo da servidora discute a participação democrática pela via dos conselhos de políticas públicas, visando a centralidade da participação social na agenda pública do Estado, como mecanismo estratégico de partilha de poder com o Estado na formulação e controle das políticas públicas. 

"Iniciativas como o Colóquio revelam as produções de conhecimento e contribuições dos servidores públicos que estão represadas nas organizações públicas, das quais não se tem conhecimento. Daí a importância do evento: incentivar e revelar essas potencialidades, bem como,  canalizá-las para aprimorar a intervenção estatal", finaliza.

Por Isabela Quirino (EGPA)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rolim de Moura - RO Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 38°

Qui 36°C 25°C
Sex 37°C 24°C
Sáb 36°C 25°C
Dom 35°C 23°C
Seg 36°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias