Verguia
Viviane Oliveira
Anuncie aqui
Marmita Fit
#Assédio

Campanha ‘Não é Não!’ chega a 16 estados para um carnaval sem assédio

A mensagem Não é Não! é simples, objetiva e direta, mas ainda muito necessária

Papo Reto

Papo RetoPapo Reto no contidiano, uma visão extremamente pessoal e imparcial. Héliton Batista é ex-militar, boina verde, Capelão, redator, repórter fotográfico, especialista em sistemática de segurança eletrônica, pai por 4 vezes, esposo. Entre outras experiências de vida.

10/02/2020 22h00
Por: Redação Verguia
Fonte: Redação com Razões para acreditar
Reprodução Campanha Não é Não!!
Reprodução Campanha Não é Não!!

Em seu quarto ano de atuação, o coletivo feminista Não é Não! cresceu e lança, para o carnaval 2020, 13 campanhas de financiamento coletivo, abrangendo 16 estados.

O dinheiro arrecadado é para a confecção das tatuagens temporárias já conhecidas das foliãs e trazem a mensagem da campanha: Não é Não!

Os estreantes desta edição são Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Espírito Santo e Paraíba, que se juntam ao Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Pará, Bahia e Pernambuco na luta contra o assédio, na orientação e na conscientização da população.

Pela plataforma Benfeitoria, os apoiadores podem comprar as mais diversas recompensas, que podem ser tatuagens para brincar o carnaval, copos, bolsas, brincos, rodas de conversa em escolas, aulas de bordado, xequerês e muito mais. Cada estado possui parcerias próprias e locais, além das padronizadas para todas as campanhas.

O crime de assédio sexual é comum o ano inteiro e em todos os períodos, mas é intensificado durante o carnaval, principalmente pela falsa sensação de que “tudo é permitido”.

A mensagem Não é Não! é simples, objetiva e direta, mas ainda muito necessária. Os números são alarmantes: aconteceram 135 estupros, por dia, em 2016.

Somente em 2017, uma mulher foi agredida a cada quatro minutos durante o carnaval carioca e no primeiro semestre de 2018 a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência recebeu 73 mil denúncias, através do telefone 180.

Coletivo Feminista Não é Não!

Criada em janeiro de 2017 pelo grupo de amigas Barbara Menchise, Aisha Jacob, Julia Parucker, Nandi Barbosa e Luka Borges, o movimento teve início após um episódio de assédio sofrido por uma delas em um ensaio de bloco de carnaval.

Naquele ano foram mobilizadas 40 mulheres que se uniram na arrecadação de R$ 2.784 reais em apenas 48 horas, que foram usados para a confecção de quatro mil tatuagens, distribuídas gratuitamente pelas ruas da cidade para mulheres.

Em seu segundo ano, o movimento extrapolou os limites do Rio de Janeiro e chegou a mais quatro estados como Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Bahia, tamanha a adesão das foliãs.

Hoje, o grupo conta com embaixadoras em 16 estados brasileiros e segue crescendo, espalhando a mensagem contra o assédio pelos quatro cantos do país.

  • Campanha ‘Não é Não!’ chega a 16 estados para um carnaval sem assédio
  • Campanha ‘Não é Não!’ chega a 16 estados para um carnaval sem assédio
  • Campanha ‘Não é Não!’ chega a 16 estados para um carnaval sem assédio
  • Campanha ‘Não é Não!’ chega a 16 estados para um carnaval sem assédio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Rolim de Moura - RO
Atualizado às 06h59
24°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 24°
24°

Sensação

7.5 km/h

Vento

96.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
Leo Pizzas
Pipa
Viviane Oliveira
Leo Envelopamentos
Waw cursos
Municípios
Othon Producoes
Carlinhos verso
Elson Moraes
Carlinhos frente
Últimas notícias
Mais lidas