Verguia
Pedir Música Chat
Domingo, 01 de Agosto de 2021 22:43
+55 69 9 8432 5660
Rondônia #Vacina_Covid_19

Prefeitura e Governo do Estado fazem testagem em massa para covid-19 hoje em Vilhena, veja local e horário

Resultado é entregue dentro de 15 a 20 minutos no próprio local do exame, fila imensa de interessados mostra adesão popular à iniciativa

16/06/2021 13h44
Por: Redação Verguia Fonte: Semcom Vilhena
@Reprodução Semcom Vilhena
@Reprodução Semcom Vilhena

O secretário de Estado de Saúde, Fernando Máximo, fez a abertura do drive-thru de testagem em massa para covid-19 em Vilhena (a 706,8 km de Porto velho RO), junto do prefeito Eduardo Japonês na manhã desta quarta-feira, 16, acompanhado pelo deputado estadual Luizinho Goebel e vereadores do município.

Ao todo serão feitos mil testes de antígeno com resultado rápido feitos por cotonete estéril (swab) em frente à Câmara Municipal de Vereadores.

A ação começou às 9h e com previsão de encerramento às 13h, mas pode ser estendida caso haja pacientes e exames por fazer.

Pedestres e ciclistas são atendidos na avenida Rony de Castro Pereira, aos fundos da Câmara.

Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena, agradeceu ao governador Marcos Rocha e ao secretário de Estado de Saúde Fernando Máximo pela parceria com o município.

“Essa ação é muito importante neste momento da pandemia, pois poderemos mensurar que medidas devemos adotar. A possibilidade de enfrentarmos uma piora no número de casos nas próximas semanas exige que nos preparemos para esse cenário. A testagem é uma iniciativa visando isso. Agradeço ao governador e ao secretário por olharem para Vilhena com carinho, sempre”, completou o prefeito.

O Governo do Estado apóia na realização com tendas, servidores, testes e divulgação, além de oferecer apoio através dos policiais e bombeiros militares.

Ajudam também na testagem as secretarias municipais de Saúde, Trânsito, Comunicação, bem como a Fundação Cultural de Vilhena, a Câmara Municipal de Vereadores e a Defesa Civil.

Fernando Máximo destacou o sucesso da parceria do Governo do Estado com Vilhena.

“É um exame completamente gratuito, não tem nenhum pré-requisito. É a busca ativa por meio de uma testagem em massa que a Organização Mundial da Saúde recomenda como uma das principais ações pra se quebrar a cadeia de transmissão do vírus. A principal ação de hoje é essa, mas temos outras tratativas também com o deputado Luizinho Goebel e com o prefeito Eduardo Japonês sobre melhorias para a Saúde de Vilhena. Essa tem sido uma parceria muito boa, tem dado certo e a gente vai estreitar outras ações também”, garantiu.

Luizinho Goebel destacou o fluxo de atendimento da Saúde municipal de Vilhena.

“Aquele que estiver positivado automaticamente já estará indo para uma equipe médica, será medicado e será acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, nós vamos dar a oportunidade de tirar os contaminados da rua para que essa contaminação não aumente e a gente possa dar um basta nesta proliferação do covid-19 na cidade de Vilhena”, contou.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a iniciativa deve ajudar a Prefeitura a encontrar casos assintomáticos da covid-19.

“Temos o objetivo de encontrar principalmente os assintomáticos, que estão transmitindo a doença sem saber. Com o teste já é possível isolar esse paciente e evitar a proliferação do vírus. Sabemos também com esses testes como está a situação epidemiológica do município”, assegura o coordenador da Atenção Básica, José Aparecido.

Semcom Vilhena

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Acs Mirian Santos
Sobre Acs Mirian Santos
Mirian dos Santos Almeida, 39 anos. É mãe, esposa, formada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Unopar – Universidade do Norte do Paraná, Evangélica, ACS - Agente Comunitária de Saúde - no Município de Rolim de Moura- RO por mais de 10 anos. Mirian usará esse espaço para falar sobre saúde, informar sobre atividades do SUS e informações sobre o cotidiano dos Agentes de Saúde no modo em geral. Seu canal de informações Comente, compartilhe
Vilhena - RO

Vilhena - Rondônia

Sobre o município
Vilhena é um município brasileiro do estado de Rondônia. Sua população foi estimada em 99.854 habitantes, segundo dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo o quarto município mais populoso de Rondônia PIB per capita (IBGE/2018): R$ 23.055,20 Municípios limítrofes: Chupinguaia, Pimenta Bueno. Altitude: 615 m Pib (IBGE/2015): R$ 1.824 367,69 mil
Rolim de Moura - RO
Atualizado às 23h37 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 36°

23° Sensação
23.8 km/h Vento
27.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 37°

Sol
Ele1 - Criar site de notícias