Marmita Fit
Anuncie aqui
Viviane Oliveira
Agro

Falta de chuva atrasa o plantio da soja no sul de Rondônia

Associação diz que chuva está caindo de forma 'espaçada' e isso preocupa a categoria. Plantio de soja está liberado desde 15 de setembro.

04/11/2019 23h09
Por: Redação Verguia
Fonte: Redação
Chuva espaçada está atrapalhando plantio da soja -Foto: Rede Amazônica/Reprodução
Chuva espaçada está atrapalhando plantio da soja -Foto: Rede Amazônica/Reprodução

A falta de chuva contínua está preocupando os produtores de soja do Cone Sul de Rondônia, maior região produtora do grão no estado. Isto porque o mês de novembro já começou e muitos produtores não conseguem fazer o plantio.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cerejeiras (RO), Jair Gollo, a chuva no município tem caído de forma 'espaçada', ou seja, está chovendo em pequenas áreas e, com isso, a maioria dos produtores não pode semear a soja.

À Rede Amazônica, o sindicato afirma não ter projetado o impacto financeiro que o plantio tardio da soja vai causar na economia do estado. Porém, a entidade estima que ocorra uma queda na safra em 2020.

Outro impacto que a falta de chuva deve trazer ao Cone Sul é quanto ao cultivo do milho safrinha em 2020, já que o plantio deve ocorrer também fora do período da janela de semeadura.

O plantio da soja já está liberado desde 15 de setembro, quando encerrou o vazio sanitário nas lavouras de Rondônia.

Previsão do tempo para Cerejeiras

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diz que as chuvas devem seguir "espaçadas" nos próximos dias em Cerejeiras. Apenas a partir de 11 de novembro que a chuva deve cair de forma ininterrupta.

Falta de chuva no estado vizinho

A falta de chuvas também está afetando as lavouras em Mato Grosso, estado vizinho considerado o maior produtor de soja do país.

As chuvas instáveis forçaram os agricultores a correr contra o tempo para conseguir cultivar a segunda safra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Rolim de Moura - RO
Atualizado às 05h38
26°
Muitas nuvens Máxima: 35° - Mínima: 26°
28°

Sensação

2.9 km/h

Vento

92.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Promoções em serviços
Leo Envelopamentos
Pipa
Leo Pizzas
Viviane Oliveira
Waw cursos
Municípios
Elson Moraes
Carlinhos verso
Carlinhos frente
Othon Producoes
Últimas notícias
Mais lidas