Verguia
Pedir Música Chat
Quinta, 13 de Maio de 2021 21:27
+55 69 9 8432 5660
Geral #Natureza

Raros os arcos Wegener, Antélio e Círculo Parélico, são registrados no céu no interior do Piauí

Entre esses halos, os mais raros de todos são os Arcos Wegener e Antélio. Eles são brancos e há poucos registros deles no Brasil.

14/04/2021 12h52
Por: Redação Verguia Fonte: Redação
@Reprodução. Créditos Manoel Ranulfo
@Reprodução. Créditos Manoel Ranulfo

Um incrível e raro conjunto de halos solares foi registrado em Canto do Buriti, interior do Piauí. No conjunto de halos que ocorreu nesse dia há o halo de 22°, o halo circunscrito, o arco circun-horizontal, o círculo parélico, os arcos Wegener e o Antélio.

Entre esses halos, os mais raros de todos são os Arcos Wegener e Antélio. Eles são brancos e há poucos registros deles no Brasil.

O arco Wegener é um fenômeno óptico atmosférico extremamente raro da família dos halos que se formam pela refração e reflexão da luz do Sol ou da Lua em cristais de gelo presentes na atmosfera.

Eles contornam o zênite e encontram os halos de 22° e halos circunscritos tangencialmente.

Os arcos Wegener formam uma cruz no círculo parélico oposto ao Sol. Por suas aparições eles já são bastante raros e quando vistos tão brilhantes os tornam ainda mais raros.

Os arcos Wegener se formam quando a luz do Sol ou da Lua é refratada e refletida internamente em cristais de gelo hexagonais orientados horizontalmente, em forma de lápis. Os raios passam entre os lados do prisma inclinados em 60°, assim como os raios que formam o halo circunscrito (muito mais comum) e (no Sol inferior) o arco tangente superior.

Esses arcos podem se formar tanto em suspensão em nuvens Cirrus ou Cirrostratus quanto à deriva em um ar úmido e gelado em baixos níveis como o pó de diamante.

Já o Antélio é um fenômeno óptico atmosférico bastante raro da família dos halos. Ele aparece no círculo parélico oposto ao Sol como uma mancha branca tênue, não muito diferente de um parélio, e pode ser cruzado por um par em forma de X de arcos difusos.

A forma como o Antélio é formado ainda é disputada. Walter Tape, entre outros, argumentou que eles não são halos separados, mas simplesmente onde vários halos causados ​​por cristais de gelo em forma de coluna orientados horizontalmente coincidem no círculo parélico para criar um ponto brilhante.

Se essa teoria estiver correta, o Antélio só deve aparecer junto com esses outros halos.

 

@Reprodução. Créditos Manoel Ranulfo
@Reprodução. Créditos Manoel Ranulfo

 

No entanto, o Antélio ocorre desacompanhado de outros halos de cristais de gelo em forma de placa, portanto, os cientistas produziram explicações alternativas.

O professor holandês S.W. Visser propôs que eles se formam por dois reflexos de luz externos em prismas quadrangulares, enquanto Robert Greenler sugeriu que dois reflexos internos em cristais de gelo em forma de coluna produzem o fenômeno.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curiosidades e Dicas
Sobre Curiosidades e Dicas
Continue atento e fique por dentro das próximas curiosidades. E, não esqueça que sempre tem novas dicas.
Rolim de Moura - RO
Atualizado às 22h27 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

23° Sensação
9.9 km/h Vento
76% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sábado (15/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias