Verguia
Pedir Música Chat
Domingo, 18 de Abril de 2021 12:56
+55 69 9 8432 5660
Agro Negócios #Agro_2021

Com novas técnicas de plantio da Licenciar produtividade da banana da terra tem aumento de 50%

A técnica do plantio adensado no espaçamento entre plantas de 3,5 metros por 1,5 por 1,5 metros, aumentou em até 50% a produtividade em RO .

16/02/2021 23h08
Por: Redação Verguia Fonte: Ivanildo Maia - Escritórios Licenciar
Divulgação Assessoria
Divulgação Assessoria

Com o cultivo de 500 mudas de banana da terra da cultivar Farta Velhaco, no sistema de plantio adensado, o produtor rural, José Vanderlei Batista, proprietário da chácara São José, localizada no município de Costa Marques (a 714,4 km da capital Porto velho RO), espera colher oito toneladas de banana.

A lavoura está em fase de produção e já foram colhidas quatro toneladas, com uma média de peso por cacho acima de 15 quilos. Satisfeito com a produtividade, ele já começou a plantar uma nova área com 750 mudas.

Com aumento na produtividade em 50%, atribui o bom resultado às novas técnicas de plantio adensado e às orientações técnicas da Empresa Rondoniense Licenciar de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.

O produtor Vanderlei conta que adquiriu as mudas da EMPAER - Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural , através de uma indicação dos técnicos da Licenciar, e que as mudas são produzidas em laboratório e livres de doenças.

Ele explica que utilizou a técnica do plantio adensado no espaçamento entre plantas de 3,5 metros por 1,5 por 1,5 metros.

“A minha propriedade é hoje uma 'vitrine' e recebo visitas de vários produtores para conferir de perto a técnica e a qualidade da banana”, esclarece.

De acordo com Vanderlei, toda produção é comercializada, no atacado vende por R$ 60,00 a caixa de 20 quilos, no varejo por R$ 5,00 o quilo. O produtor está ampliando a área de cultivo, que pode chegar a um hectare de banana.

“Estou muito satisfeito com essa técnica, pois além da venda da produção de banana, também tenho lucro com a comercialização das mudas de bananeira que formam após a colheita dos cachos. Sendo um cultivo anual, as mudas de banana servem para plantio e comercialização”.

O gestor de projetos e analista de safra dos escritórios Licenciar - RO, Ivanildo Maia, fala que a recomendação do plantio adensado para a agricultura familiar é uma estratégia para aumentar a produtividade, além de melhorar o aproveitamento da mão-de-obra, insumos e reduzir custos com controle de plantas invasoras, foi realizada uma pesquisa sobre o crescimento e produção da bananeira farta velhaco em diferentes espaçamentos para região Norte do Estado.

Segundo Maia, para a utilização do plantio adensado é necessário que as condições de solos sejam favoráveis (textura mista, profundos, bom teor de matéria orgânica e bem drenada) e aplicadas práticas culturais de correção do solo e adubação.

Ele destaca que é importante seguir as recomendações para a cultura e viabilizar a instalação de sistema de irrigação.

“O adensamento promove maior competição entre as plantas por fatores de crescimento (água, luz e nutrientes)”, adverte.

Maia explica que nos plátanos banana da terra ou bananas de cozinhar e de fritar estão entre os principais segmentos agrícolas da economia, fazendo parte de um agronegócio eficiente na agricultura familiar.

A bananeira tipo terra é cultivada principalmente em propriedades familiares consorciadas com culturais anuais, como milho, feijão, arroz, mandioca, e em sistema de monocultivo.

Pesquisa

Maia explica; durante a pesquisa com a bananeira Farta Velhaco, selecionamos a densidade de 2.667 plantas por hectare, como a melhor alternativa para o plantio adensado em cultivo anual, pois além de aumentar consideravelmente a produção manteve a boa qualidade dos frutos, atendendo as exigências do mercado regional.

Ainda nesta pesquisa foi alcançada uma produtividade média de 15 toneladas por hectare, na densidade de plantio tradicional 1.111 plantas por hectare.

E quando comparado o sistema de plantio adensado com a densidade de 2.667 plantas por hectare, houve um incremento na produtividade de mais de 100%, chegando a 35 toneladas por hectare, com a média de peso do cacho de 13 quilos.

Isso demonstra ser uma excelente opção para o sistema de produção da bananeira Farta Velhaco

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Agro Gestão
Sobre Agro Gestão
Ivanildo Maia, Gerente do Escritorio Licenciar, região norte, Gestor de Projetos e Analista de Safras. Estará trazendo sempre as informações sobre o agro negócio na região norte e no Brasil.
Rolim de Moura - RO
Atualizado às 13h49 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

34° Sensação
7.5 km/h Vento
72.1% Umidade do ar
90% (23mm) Chance de chuva
Amanhã (19/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias