Verguia
Pedir Música Chat
Domingo, 17 de Janeiro de 2021 04:27
+55 69 9 8432 5660
Saúde #Janeiro_Branco

Um alerta para importância de cuidados com a saúde mental

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.

12/01/2021 22h09 Atualizada há 4 dias
Por: Redação Verguia Fonte: Redação com Ângela Pereira
Divulgação
Divulgação

O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!

Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo!

Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo.

Reprodução
Reprodução

 

A cor branca representa um quadro ou página em branco. Significa o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam. 

Um novo começo!

A primeira meta é cuidar da gente mesmo!

Muitas pessoas, quando pensam no tema “Saúde Mental” acabam na verdade fazendo uma associação com “Doença Mental”.

Entretanto, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.

Um indivíduo mentalmente saudável compreende que não existe a perfeição e que todos os seres humanos possuem limites.

Também compreende que a vida real é regada de diversas emoções, como por exemplo: alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração.

Além disso, são capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida – como acontece quando a pessoa precisa de uma ostomia.

Resumindo, a Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e como lida com os seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Então, saúde mental tem a ver com:

·       Estar bem consigo mesmo e com seus familiares, colegas, amigos e qualquer outro;

·       Entender os desafios da vida;

·       Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;

·       Reconhecer o próprio limite e buscar ajuda quando necessário;

Todos nós devemos tomar algumas medidas em prol de nossa saúde mental:

·      Refletir: com a chegada do ano novo, será que você está pronto para se tornar uma nova pessoa? Então, aproveite o momento de reflexão para pensar no que você pode mudar na sua vida para ser mais feliz.

·       Aceitar os ciclos: assim como os anos que iniciam e acabam, a vida também é feita de ciclos. Portanto, entenda que, se você estiver num mau momento, ele vai passar. E uma próxima etapa, de reconstrução e alegrias chegará. Então aproveite para se preparar para o próximo ciclo que vai começar!

·   Preparar-se para agir: o hábito de meditar e refletir sobre o que está acontecendo com você é essencial para conquistar o estado mental que você deseja.

Reprodução

 

Como manter a saúde mental?

·        Não se isole, ao enfrentar um desafio ou problema;

·        Reforce seus laços familiares e de amizade – estar ao lado de quem quer você bem ajuda sempre!

·        Diversifique os seus interesses – que tal uma nova rotina – atividade física, talvez.

·    Mantenha-se intelectual e fisicamente ativo. Procure um livro que goste de ler, desenhe, procure fazer artesanato, caminhe no parque, passeie com seu cachorro! Afinal, qual foi à última vez que fez alguma dessas atividades, hein?

·        Consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

No Brasil, estima-se que em cada 100 pessoas pelo menos 30 delas tenham ou venham a ter problemas de saúde mental. A depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico são os principais.

Ao perceber que precisa de ajuda ou identificar alguém que você ama precisando, procure um profissional de psicologia, ao menos para uma avaliação.

Então, fale com o seu médico, sua enfermeira estomaterapeuta, profissionais de saúde básica, familiares ou amigos.

Enfim, não deixe de procurar ajuda.

Além disso, existem ações de apoio à saúde mental, coordenadas pelo Ministério da Saúde, como a Política Nacional de Saúde Mental.

Quem cuida da mente, cuida da vida!

Aproveite o clima da campanha Janeiro Branco, curta toda a sensação de renascimento que o mês de janeiro, com sua perspectiva de mudança e faça algo imprescindível à sua saúde mental: reveja, de tempos em tempos, suas atitudes.

Então recupere suas energias, feche ciclos e inicie uma nova fase!

“Procure um profissional capacitado, psicólogo, psiquiatra, neurologista ou médico Clínico que orientará e encaminhara corretamente o paciente, UBS ou CAPS. Não negligencia sua saúde mental e física”, alerta a psicóloga Ana Fujji de Rolim de Moura.

Afinal... o que este novo ano pode esperar de você?

Reprodução
Reprodução

 

Fontes: ostomais.com

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Angela Pereira
Sobre Angela Pereira
Biografia: Sou Ângela Pereira Alves, Casada, 2 filhos. Graduada em Gestão Comercial, Designer Gráfico, Empreendedora, sempre em busca de realização profissional. Gosto muito da parte Administrativo e Comunicativo, sendo assim chegarei semanalmente até você com artigos publicados na coluna "FOCO DO DIA". Siga nos em nossas Redes Socais. Deus acima de tudo, pois, sem Ele nossos planos não vão adiante!
Rolim de Moura - RO
Atualizado às 05h08 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 33°

25° Sensação
12 km/h Vento
95.9% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (18/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias