Verguia
Pedir Música Chat
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 21:28
+55 69 9 8432 5660
Agro Negócios #Agro_2020

O Cooperativismo de Crédito é um dos seguimentos que mais se fez válidos e presentes nos últimos anos

O ano de 2020 tem nos mostrado, na prática, o quanto o poder da cooperação, da colaboração e do relacionamento fazem a diferença na nossa vida.

29/12/2020 13h52 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Verguia Fonte: Redação com Escritórios Licenciar
Reprodução: Arquivo/Agro Gestão
Reprodução: Arquivo/Agro Gestão

O gestor de projetos e analista de safras e gerente regional dos escritórios Licenciar-ROIvanildo Maia, parabeniza todas as cooperativas de créditos e as de produção, e fala da importância da atuação das cooperativas de créditos em Rondônia e especificamente na região central do estado,

“A primeira cooperativa de crédito do Brasil foi criada no ano de 1902, pelo padre suíço Theodor Amstad. Apesar dos ideais do segmento existir desde aquela época, eles nunca fizeram tanto sentido como agora. Integrado por mais de 11 milhões de brasileiros atualmente, o cooperativismo de crédito nasceu no país diante das muitas adversidades no início do século XX e, ao longo dos seus mais de 100 anos, tem apoiado as pessoas no enfrentamento dos grandes desafios que surgiram”. diz Maia.

Em Rondônia, por exemplo, essa idéia tomou força no momento de falta de um banco que assistisse de perto as necessidades das pessoas que moram no campo e na cidade, até que o Banco BeronBanco Estadual do estado de Rondônia tinham um bom princípio.

Só que em sua queda (fechamento) e os rumores de fraude e corrupção criou-se se um déficit e desconfiança, mas também uma necessidade de existir novas portas para que a união fizesse a força.

Lembrando

Hoje o extinto Beron ajuda a corroer as finanças e a capacidade de investimento do estado de Rondônia, com uma dívida de cerca de R$ 2,5 bilhões com a união, cada mês o Estado paga uma parcela de R$ 17 milhões ao Banco Central.

Retomada

Naquela época o melhor que se mostrou a ser feito foi abraçar o sistema cooperativismo que comprovou hoje ser a ação correta que tiveram aqueles homens, muita deles funcionários do Beron, em um momento de descrédito por parte da população, eles foram para cima acreditaram e criaram as cooperativas de Rondônia.

“Claro que não foi tão fácil, algo desconhecido teve muito trabalho para ser colocado em prática”.

Em 28 de dezembro celebraremos a semana do Cooperativismo de Crédito, No início, o cooperativismo de crédito surgiu para ajudar agricultores imigrantes que não tinham condições de financiar sua produção.

Ao perceber este fato, o padre Amstad acreditou que poderia ajudar as pessoas disseminando o conceito que ele havia conhecido na Europa. Para isso, ele percorreu 170 mil quilômetros no Sul do Brasil reunindo pessoas de diversos perfis e localidades em torno de uma mesma idéia, o cooperativismo de crédito.

“Se uma grande pedra se atravessa no caminho e 20 pessoas querem passar, não o conseguirão se um por um a procuram remover individualmente. Mas se as 20 pessoas se unem e fazem força ao mesmo tempo, sob a orientação de uma delas, conseguirão solidariamente afastar a pedra e abrir o caminho para todos”. Maia comenta: é do padre a frase

Ou seja, a colaboração, hoje muito presente em iniciativas realizadas pelas pessoas em prol de um objetivo comum, à exemplo do crowdfuding, sempre foi a principal moeda do cooperativismo.

Somado a isso, o modelo de negócio disruptivo das cooperativas, uma vez que elas são formadas por sociedades de pessoas (e não de capital) que possuem direito a voto nas decisões sobre o rumo do negócio, além de participação nos resultados, mostra como o segmento consegue ser, ao mesmo tempo, tradicional e moderno.

A atuação de uma cooperativa, pautada em um ciclo sustentável onde o dinheiro captado na região é reinvestido na mesma região, traz desenvolvimento e prosperidade para as pessoas. Segundo pesquisa realizada pela FIPE, a presença e atividade de uma cooperativa de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.

“Com um relacionamento muito estreito com as pequenas empresas e sabendo que elas têm sido bastante afetadas pelas consequências da pandemia, em 2020, A cooperativa de crédito buscou apoiar esse público com ações que vão além de seus produtos e serviços”. Citou Maia.

Estimular o consumo e o desenvolvimento econômico local tem sido o foco de campanhas, e nesse conceito surgiu um escritório de técnicos associados que tem parcerias com indústrias que garantem a compra da produção de alimentos do tipo; carnes, Doces, Legumes, Popas, Grãos, Mudas, e a prestação de serviços de regularização e assistência técnica e inovação de trabalhos para os empreendedores.

“Os escritórios Licenciar fomentam a economia local através de parcerias de créditos e modelos de produção",

Por meio da qual as instituições tem engajado apoio aos micro e pequenos empreendedores, empresas e pessoas. Para isso, além de fomentar esse movimento por meio de divulgações diversas, foi lançado um espaço online na plataformaLicenciar.com ao quais os empreendedores encontram conteúdos que os ajudam a acompanhar seus projetos e processos de forma online e digital.

Resultado do nosso programa de aproximação com startups, também entregamos aos clientes conectados as devidas informações de consultorias, por meio do qual eles podem realizar suas duvidas de forma totalmente gratuita.

Maia lembra

Outro grande exemplo de mobilização das cooperativas é o Dia C de Cooperar, que neste ano aconteceu em 4 de julho, e considera ações de responsabilidade social de todos os ramos de cooperativismo atuantes no Brasil nas áreas de saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.

Esse conjunto de iniciativas visa transformar a realidade das comunidades por meio da prestação de serviços via cooperativas e está alinhado aos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Finalizou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Agro Gestão
Sobre Agro Gestão
Ivanildo Maia, Gerente do Escritorio Licenciar, região norte, Gestor de Projetos e Analista de Safras. Estará trazendo sempre as informações sobre o agro negócio na região norte e no Brasil.
-
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (02/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias