Meu nome é Roberto Carlos Lopes, 51 anos, sou candidato a vereador pelo partido Republicano em Rolim de Moura RO com o número 10.000.
Cheguei a Rondônia no ano de 1979 na cidade de colorado do Oeste, viemos em busca de um pedaço de terra, como muitas famílias naquela época.
Mas, como tudo não é só alegria, não tivemos a mesma sorte que a maioria então, meu pai trabalhou como meeiro para sustentar os 07 filhos, tornando necessário meu ingresso ao mercado de trabalho desde pequeno.
Aos 08 anos de idade já tinha como atividade e responsabilidade a busca e entrega das roupas que minha mãe como lavadeira me incumbiu de ajudá-la.
A partir de então fiz de tudo um pouco, minhas atividades foram: vendas de verduras de porta em porta, venda de picolé e engraxate.
Aos 13 anos, fui trabalhar em uma serraria como puxador de serragem, mesmo com o serviço pesado e as demais dificuldades, não parei de estudar e, aos 17 anos, cursando datilografia, fui contratado numa empresa de construção de rede e subestação, no cargo como almoxarife, com esse trabalho tive a necessidade de passar a estudar no período noturno.
Por estar em contato permanente com materiais elétricos, veio o interesse pela área como possível profissão.
Morando em uma cidade – Colorado do Oeste – onde, não oferecia nenhum curso técnico na área, me ingressei no curso de magistério, embora, continuasse trabalhando na mesma empresa e, sempre buscando ampliar meus conhecimentos.
Chegou o ano de 2002, quando finalizei o curso do magistério, fui convidado a trabalhar em uma multinacional (Guascor do Brasil), empresa essa no ramo de geração de energia na cidade de Rolim de Moura.
Atuando no ramo, mas, a condição financeira ainda não me permitia pagar um curso superior na área, os anos se passaram e, 08 anos após – em 2010 - com apoio do meu chefe direto comecei um curso na área da eletrotécnica.
As dificuldades não pararam por ai, pelo contrario só fizeram foi aumentar, pois precisava percorrer os 65 km diários ate a cidade de Cacoal onde era realizado o curso, curso esse que conclui em 2012.
Após a conclusão do curso as portas se abriram, passei a prestar serviços em uma empresa de levantamento de projetos (programa luz para todos), também em outra empresa de combate a fraudes (Central Norte).
Em seguida fui contratado como portariado pela prefeitura municipal de Rolim de Moura, atuando como diretor técnico eletricitário, dois anos após me tornei efetivo via concurso publico.
Paralelamente cursei pedagogia e uma pós graduação em interpretação e tradução de libras (a língua dos sinais).
Trabalhando como eletrotécnico e sempre em busca de melhorias nos estudos, ingressei no curso de letras libras, como bolsista do prouni e, nesse período, por o acaso do destino, abriu uma turma de engenharia elétrica em Rolim de Moura, agora já com condições financeiras pude pagar o curso.
Com a oportunidade, me vi na necessidade de me desdobrar e Deus me permitiu cursar os dois ao mesmo tempo.
O primeiro eu colei grau em março de 2022 e, em setembro do mesmo ano, colei grau em engenharia elétrica.
Experiência em participação social
Mesmo com toda a ocupação profissional, fomos impelidos à contribuir com as causa sociais.
Passei a fazer parte da diretoria de ONG´s (Organização não Governamentais).
Atuei como presidente da Associação de Moradores do Bairro Olimpico.
Atuei como Tesoureiro da Associação Semeando Letras e Cidadania (ASELCI), na gestão 2018/ 2023.
Estou como Conselheiro Titular do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), no município de Rolim de Moura.
Fui eleito no ano de 2022 a Conselheiro Federal (CFT), onde represento mais de cinco mil Técnicos Industriais do Estado de Rondônia
Morador do Bairro Olimpico desde 2002, data de minha chagada à cidade, um bairro antigo e com pouco investimento.
Um sonho – ver o bairro totalmente asfaltado, com esgoto e águas fluviais canalizadas pois , o bairro é um bairro pequeno mas, eu tinha necessidad de dar os primeiros passos rumo a modernidade e condições melhores de vida os moradores.
Nessa primeira gestão do prefeito Aldo Julio, as coisas começaram a mudar.
Obras para o bairro
Foi concluído o asfaltamento da Rua Corumbiara, temos já em mãos o projeto para execução na Rua Jaguaribe, Rua rio Verde entre outras transversais, mas, mesmo com esses projetos executadas e a executar, muitas ruas ainda ficaram sem o tão sonhado asfalto.
O povo de Rolim de Moura é um povo trabalhador, povo sofrido que pagadores de seus impostos, mas, merecem o mínimo em conforto e segurança.
Sendo assim, vamos unir forças e transformar esse bairro em um lugar melhor para se viver.
Eu me coloco a disposição da comunidade para ser a voz que vocês precisam no legislativo municipal.
Vote por um futuro melhor, com ruas seguras, iluminação de qualidade e serviços públicos eficientes.
Dentre os projetos que irei defender na minha gestão
Mín. 21° Máx. 40°