A inovação do monitoramento com inteligência artificial ocupa espaço importante na área da Segurança Eletrônica, mercado que cresceu 14% em 2021 e já movimenta mais de R$ 9 bilhões anuais segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).
Na disputa pela preferência dos clientes, equipamentos com alta tecnologia se destacam ao oferecer segurança, comodidade e até a possibilidade de oferta de outros serviços além da proteção patrimonial.
Sistemas com Inteligência Artificial (IA) são equipados com algoritmos de aprendizado de máquina que lhes permitem “aprender” e “tomar decisões” com base em dados coletados imediatamente.
As câmeras são capazes de analisar o ambiente, detectar objetos, reconhecer rostos, identificar comportamentos suspeitos e muito mais.
Além de serem capaz de analisar e alertar possíveis pré-arrombamentos para tomadas de atitudes imediatas.
Como funcionam as câmeras inteligentes?
As câmeras inteligentes consistem em uma junção de várias tecnologias: inteligência artificial, visão computacional e até mesmo termo visão. Cada uma com sua função específica.
O que é Monitoramento inteligente?
Trata-se de um sistema que ajuda a identificar movimentação anormal em locais com câmeras de segurança e alarmes. O monitoramento inteligente está ganhando cada vez mais visibilidade em grandes e médias empresas. Aliás, esse recurso tem sido bastante procurado para proteger o patrimônio.
Inteligência Artificial e suas vantagens na segurança eletrônica
Ao contrário dos sistemas de segurança tradicionais, que exigem intervenção e monitoramento humano constante, soluções de proteção que utilizam IA são capazes de tomar decisões em tempo real para prevenir intrusões e gerar uma resposta rápida a possíveis ameaças.
Imagine o seguinte cenário: câmeras de vigilância tradicionais captam uma ameaça e, em seguida, transmitem as imagens da invasão para a central de controle. Essas imagens, por sua vez, serão analisadas por profissionais, uma a uma, de forma manual, tornando o processo mais demorado e limitado.
Agora, com a IA integrada, as câmeras se tornam autônomas, identificando automaticamente ameaças quando há um invasor e enviando alertas precisos para a central de controle. Os benefícios da IA, como podemos ver são inúmeros.
Abaixo veja com mais detalhes alguns deles:
Prevenção de ameaças em tempo real: graças aos algoritmos avançados, a Inteligência Artificial (IA) é capaz de identificar em tempo real ameaças e comportamentos suspeitos, impedindo a ação de criminosos.
Monitoramento eficiente: a IA atua 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções. Suas detecções são altamente precisas, impedindo que alarmes falsos ocorram e mantendo o ambiente 100% protegido, sem falhas.
Integração com outras tecnologias: ela pode ser integrada a outros softwares e dispositivos de segurança eletrônica, como sistemas de alarme e controles de acesso, para aprimorar e agilizar a resposta a possíveis ameaças.
Tomadas de decisão rápidas: Como a resposta aos incidentes acontece em tempo real, a decisão sobre o que deve ser feito quanto à ameaça é decidida de forma mais ágil e assertiva.
Redução de custos operacionais: a automação proporcionada pela Inteligência Artificial reduz drasticamente os custos operacionais que poderiam existir a partir de paradas não programadas na operação ou problemas com a manutenção de equipamentos.
Saiba mais em nossas redes sociais Facebook.com/guiadotec Instagram.com/guiadotec